Entendendo um ERP


Postado em 10/11 de 2016 Categoria: ERP

Entendendo um ERP


Entendendo um ERP

ERP (Enterprise Resource Planning) é a sigla dada para os Sistemas Integrados de Gestão Empresarial que têm como função organizar e automatizar as regras de negócio das empresas, por exemplo: cadastrar produtos, controlar estoque, definir preços, efetuar vendas, registrar compras, emitir relatórios, entre outros.

O sistema ERP integra as atividades, automatiza processos, facilita a gestão empresarial e elimina a necessidade de vários programas e controles departamentais paralelos. O software ERP  normalmente é disponibilizado em módulos, sendo um para cada área da empresa. Ex.Compras, Orçamentos, Pedidos de venda, Financeiro, Estoque e Fiscal, CRM Serviços, Produção etc.

Alguns módulos são comuns a qualquer segmento, como, Folha de Pagamento, Contas a Pagar, Compras, entre outros. No entanto, cada ramo de atividade possui suas particularidades e necessitam de módulos específicos. Por exemplo: um supermercado pode integrar a sua frente de caixa com o seu Financeiro, Estoque e outras áreas, para isso, utiliza um módulo para PDV. Já uma indústria que precisa controlar o seu “chão de fábrica”, necessita de um módulo específico para Planejamento e Controle de Produção. 

A cada ano aumenta o número de empresas que passam a adotar sistemas de ERP em seus modelos de gestão empresarial, como reflexo à necessidade de modernização e acompanhamento das mudanças do mercado e concorrência cada vez mais agressiva.